Desenho de Contorno vs. Desenho de Movimento

23-02-2011 11:12

 

 

Desenho de Contorno

Desenho de Movimento

Feito lentamente, sensitivamente, explorativamente, esmeradamente.

Feito “furiosamente”, rapidamente, continuamente com uma linha incessante.

Concentração durante um longo período de tempo.

Concentração num curto espaço de tempo.

Desenvolve-se a compreensão da estrutura do modelo, como é feito.

Desenvolve-se a compreensão da acção, da vida, do movimento, da expressão do modelo.

O importante é a experiência e não o sujeito.

Desenha-se não o que a coisa parece, nem o que é, mas o que ela está a fazer.

Tem uma qualidade tridimensional.

Pode não sugerir a forma do modelo ou pode ser um pouco evidente.

Segue os limites da forma.

Vagueia pelo interior da forma e pode tocar os seus limites.

Segue o sentido do toque.

Relacionado com a experiência táctil.

Sente-se que se toca os contornos da forma com o dedo.

Sente-se o movimento, inteiramente, no corpo.

Inicia-se o desenho em qualquer parte do modelo.

Inicia-se o desenho em qualquer parte do modelo.

Desenho que não pode ser terminado (continua enquanto se observa).

Nos primeiros 5 segundos, deve-se registar algo que indique cada parte do corpo na pose.

Desenvolve-se, inconscientemente, o sentido da proporção - que é diferente do conhecimento da proporção.

Desenhar automaticamente, sem pensar muito. Seguir o instinto do movimento. Os melhores resultados provêm de um esforço não consciente.

Desenhar sem olhar o papel.

Desenhar sem olhar o papel.

Voltar