Desenho de Contorno vs. Desenho de Movimento
23-02-2011 11:12
Desenho de Contorno |
Desenho de Movimento |
Feito lentamente, sensitivamente, explorativamente, esmeradamente. |
Feito “furiosamente”, rapidamente, continuamente com uma linha incessante. |
Concentração durante um longo período de tempo. |
Concentração num curto espaço de tempo. |
Desenvolve-se a compreensão da estrutura do modelo, como é feito. |
Desenvolve-se a compreensão da acção, da vida, do movimento, da expressão do modelo. |
O importante é a experiência e não o sujeito. |
Desenha-se não o que a coisa parece, nem o que é, mas o que ela está a fazer. |
Tem uma qualidade tridimensional. |
Pode não sugerir a forma do modelo ou pode ser um pouco evidente. |
Segue os limites da forma. |
Vagueia pelo interior da forma e pode tocar os seus limites. |
Segue o sentido do toque. |
Relacionado com a experiência táctil. |
Sente-se que se toca os contornos da forma com o dedo. |
Sente-se o movimento, inteiramente, no corpo. |
Inicia-se o desenho em qualquer parte do modelo. |
Inicia-se o desenho em qualquer parte do modelo. |
Desenho que não pode ser terminado (continua enquanto se observa). |
Nos primeiros 5 segundos, deve-se registar algo que indique cada parte do corpo na pose. |
Desenvolve-se, inconscientemente, o sentido da proporção - que é diferente do conhecimento da proporção. |
Desenhar automaticamente, sem pensar muito. Seguir o instinto do movimento. Os melhores resultados provêm de um esforço não consciente. |
Desenhar sem olhar o papel. |
Desenhar sem olhar o papel. |
———
Voltar